Sons do Nordeste

terça-feira, 8 de maio de 2018

Afro


Guiguio do Ilê



''O Perfil Azeviche, que a negritude criou''. Assim podemos dizer ao se referir ao cantor e compositor Guiguio Shewell . Este completa 34 anos de carreira e muita história: começou no afoxé Badauê em 1980, teve uma ligeira passagem pelo Olodum no ano de 1983 e chegou em 1984 ao Ilê Aiyê onde ficou por 27 anos. Estrelou uma carreira de muito brilho com os sucessos como ; O Mais Belo dos belos, Por Amor ao Ilê, Pérola Negra e Musa Cababar na voz de Daniela Mercury; Adeus Bye Bye na Voz de Ivete Sangalo; Tequila, Candelária e Valente Nordeste com Olodum, canções que ganharam o mundo e tem como criador esse grande griô da nossa historia. Dono de uma voz inconfundível, já cantou ao lado de grandes nomes da música brasileira como: como; Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Luiz Melodia, Daniela Mercury, Jorge Ben, Lenine, Gal Costa, Seu Jorge, Elza Soares, Mv Bill, Tim Maia, Lazzo Matumbi e internacionais como Jimmi Cliff, Rita Marley entre outros.

Com 34 anos de carreira, muitas viagens no currículo e experiência de sobra que ajudaram a Guiguio enxergar o mundo e externar em várias de suas músicas. O amor, a paz, a cultura negra, a resistência a qualquer tipo de preconceito,  tudo isso resultou em canções que ultrapassam fronteiras do idioma, idades e gerações. Guiguio é um patrimônio do povo da Bahia, ofertado a todo mundo.  Dono de uma voz marcante, forte, inconfundível,  um deleite no estilo e suingue Afro-Baiano com um canto forte reverenciado por artistas famosos.

                        
No repértório músicas que integram o imaginário da cultura baiana de raiz, acompanhado por uma banda percussiva, mesclando elementos eletrônicos,  apresentando  uma grande oportunidade de contribuir com a cultura afro-brasileira e sua perpetuação entre as mais diversas gerações. Além disso, pretende-se resgatar  a importância e a força da música percussiva. A população baiana, que herdou a graça e a beleza da gente e da cultura dos que vieram da África e seus descendentes, e que conta com grandes representantes da cultura afro brasileira miscigenada na música, na dança e em outras manifestações artísticas, precisa de espaço adequado para revelar ao Brasil e ao mundo o seu talento e sua arte.
Na ala de canto do Ilê Aiyê, cantou e encantou os 4 cantos do mundo tendo passado por : Estados Unidos (Los Angeles, Santa Cruz, Oakland, Miami, New York, Washigton, San Francisco, New Orleans) Benim,Alemanha, Dinamarca, Portugual, Paris, Itália, França, Espanha,Trinidade Tobago, Colombia. Guiguio também deixou sua marca em disco 3 discos da Band`Aiye.

                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rap

Mr. Armeng  Mr. Armeng, persona de Maurício dos Santos Souza, vem do Nordeste de Amaralina, quebrada de Salvador, vizinho do boêmio ...